terça-feira, 15 de março de 2011

NOITADAS EZ INC COM GAROTAS SUECAS (SP)

A EZ Inc. Produções traz a Londrina a banda paulistana Garotas Suecas. O evento será realizado no dia 1º de Abril de 2011, no Bar Valentino.


"Uma estréia pra lá de louvável."
– Leonardo Dias Pereira, Rolling Stone

"Garotas Suecas, bola da vez no novo pop nacional."
– Jotabê Medeiros, O Estado de S. Paulo

"Se os Mutantes tivessem ouvido menos Beatles e mais Seeds ou Otis Redding, provavelmente soariam como o Garotas Suecas."
– Richard Gehr, Spin Magazine


Após promover álbum de estréia nos EUA, Garotas Suecas inicia turnê brasileira
Lançado em CD e vinil, Escaldante Banda é considerado um dos melhores discos de 2010 por veículos como Rolling Stone Brasil, Revista Época SP e Folha de S. Paulo.
De volta aos palcos brasileiros após sua quarta e celebrada turnê nos Estados Unidos, o sexteto Garotas Suecas apresenta as canções do primeiro disco cheio, Escaldante Banda.
Gravado em São Paulo entre fevereiro e março de 2010, o álbum chegou às lojas dos Estados Unidos em setembro, mês em que o grupo realizou extensa turnê no país (foram 28 shows). O trabalho é lançamento do selo American Dust, de Oakland, Califórnia, e está disponível nos formatos CD e vinil.




Álbum: Escaldante Banda
Artista: Garotas Suecas
Gravadora: American Dust Records
Ano: 2010
Preço sugerido: R$ 15,00 (CD) e R$ 40,00 (vinil)
Download gratuito: www.bandagarotassuecas.com.br




Durante 35 dias, os paulistanos exploraram desde pequenos bares e clubes até eventos gigantescos, a exemplo do festival Bumbershoot, cuja programação reuniu em Seattle Bob Dylan, Weezer, Solomon Burke, entre outras atrações.
Com passagens por Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago, para citar algumas cidades, os jovens paulistanos reuniram uma coleção de críticas favoráveis tanto ao seu trabalho no estúdio quanto à ebulição de suas performances nos palcos.
Publicações como os jornais  The New York Times e The Washington Post, e as revistas Spin e Time Out Chicago, comoveram-se com o blend musical harmonioso do disco, que passeia por música brasileira (da Jovem Guarda aos sambas dos anos 60 e 70, passando pela Tropicália), rock psicodélico, funk e soul.
Mas que ninguém pense em retrocesso. O que chama atenção no Garotas Suecas é o talento para evocar e festejar com os espíritos do groove em melodias que valorizam o legado da canção brasileira sem perder contato com referências atuais.
Escaldante Banda aprofunda o interesse destes jovens artistas na construção de algo inédito – e de aceitação imediata. Um “novo som das antigas” (definição astuta do jornalista Roberto Nascimento n’O Estado de S. Paulo), conduzido por Guilherme Saldanha (voz), Irina
Bertolucci (teclado e voz), Tomaz Paoliello (guitarra e voz), Sérgio Sayeg (guitarra), Fernando “Perdido” Machado (baixo) e Nico Paoliello (bateria).

Breve histórico

Formado em 2005, o Garotas Suecas caiu nas graças de plateias americanas e brasileiras após o lançamento de três notáveis EPs e turnês nos EUA entre 2008 e 2009 (quando a banda fez um dos shows mais comentados do concorrido festival South by Southwest, em Austin, Texas, segundo a Spin).
Videoclipes classudos de singles como “Bugalu”, “Codinome Dinamite” e “Corina”, além de apresentações memoráveis pelo sudeste e sul do Brasil, garantiram à jovem comitiva duas indicações ao Video Music Brasil, premiação da MTV: “Aposta” (em 2008), que resultou em vitória, e “Revelação” (2009).
Com Escaldante Banda, o Garotas Suecas apareceu em grande número de enquetes e listas de melhores discos nacionais de 2010 – frequentou o Top 10 da Rolling Stone Brasil, as votações da Folha de S. Paulo e d’O Globo, além de ter aparecido com destaque nas páginas de revistas como Época SP e Bravo!.


  
Crítica

"Artesãos experientes, os Garotas Suecas costuram cuidadosamente diferentes camadas musicais em uma peça groove potente."
– Jasmine Garsd, NPR (National Public Radio)


"O Garotas Suecas vem com um rock de garagem embebido em soul capaz de deixar os caras da Daptone com inveja. E o White Stripes também."
– Randy Kennedy, The New York Times


"Palmas, metais, percussões, wah-wah, melodias aprazíveis e grooves soul imponentes encontram-se e celebram com exuberância."
– Mia Clarke, Time Out Chicago


"Eles somam soul, funk, rock e psicodelia a uma empolgação juvenil que só seus 20 e poucos anos permitem. As letras em português dão o toque exótico e misterioso."
– Juliana Zambelo, Folha de S. Paulo


"O Garotas Suecas é a prova de que não existe época certa para fazer música boa."
– Maria Joana Avellar, Revista Noize


“[Em Escaldante Banda] Há a imensa habilidade de conectar vertentes distintas da música brasileira.”
– José Flávio Jr., Revista Bravo!


"Caracterizado por um soul eufórico, o trabalho é pontuado por metais e riffs de guitarra em clima de festa de arromba."
– Roberto Nascimento, O Estado de S. Paulo.


Videoclipes


Garotas Suecas - Codinome Dinamite


Garotas Suecas - Bugalu


Garotas Suecas - Corina



Links






Nenhum comentário:

Postar um comentário